Justiça do RJ libera casamento de homem com duas mulheres

Tags

Casamento de tres

Audhrey amava Eustáquio, que amava Rita, que amava Audhrey. Os três foram morar juntos há oito anos e hoje formam uma família.


Essa não é uma versão mais curta, alegre e liberal do poema de Carlos Drummond de Andrade, mas a história de uma família de Belo Horizonte que, há um ano, possui um documento de união estável poliafetiva. Há pelo menos oito escrituras desse tipo oficializadas no país.

“O que importa no Direito de Família é a relação de afeto que existe entre as pessoas. Qualquer tipo de união estável existe sem o papel (escritura)". 

O papel vai servir para ratificar e regular aquela relação”, disse a tabeliã Fernanda Leitão. Para ela, o conceito de família é plural e aberto, conforme ampara a Constituição Federal.

O mesmo cartório já registrou o casamento entre três mulheres e elas puderem ser registradas no mesmo plano de saúde. O objetivo delas é gerar um filho neste ano o obter um registro multiparental, além de tentar pensão previdenciária.



A nova família tem os três sobrenomes na certidão, tratando-se, portanto, de um registro multiparental.

A união oficializada pela tabeliã Fernanda Leitão inclui testamentos vitais e de bens. O próximo passo da nova família é pleitear pensão previdenciária e declaração conjunta no Imposto de Renda.

Um é pouco, dois é bom, três é demais 


O funcionário público Leandro Jonattan da Silva Sampaio, de 33 anos, sobra mesmo é o amor que o uniu oficialmente a duas mulheres na sexta-feira passada (1º), no 15º Ofício de Notas, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Trata-se do primeiro trio – formado por um homem e duas mulheres – a formalizar a união estável poliafetiva no estado, como antecipou a coluna Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".

Para Leandro, dividir a vida com duas mulheres – a desempregada Thais Souza de Oliveira, de 21 anos, e a agente de negócios Yasmin Nepomuceno da Cruz, de 21 anos –  é uma questão de hábito e maturidade. E olha que no caso dele são três mulheres, já que ele tem uma filha biológica de 2 anos com Thais.


EmoticonEmoticon